O papel fundamental da mulher no mercado de trabalho corporativo: diversidade, liderança e desafios.

  • Ludmila
  • março 11, 2024
  • Nenhum comentário

Sabemos que, historicamente, a mulher entrou depois no mercado de trabalho corporativo, mas sua presença nas empresas é fundamental e traz muitos benefícios. Afinal, elas possuem habilidades e formas de abordar desafios que contribuem para promover uma cultura organizacional mais rica em ideias, levando a melhores tomadas de decisão e inovação.

Empresas com maior diversidade de gênero podem ter melhor desempenho, já que diferentes pensamentos, perspectivas e experiências levam a mais criatividade e melhor resolução de problemas. Um ambiente de trabalho com mais possibilidades para as mulheres também incentiva que elas se qualifiquem mais.

Ter mulheres em cargos de liderança e em todos os níveis da organização é importante para garantir que a empresa tenha representatividade e inclusão, enviando uma mensagem positiva de que todas as pessoas têm oportunidades iguais de sucesso, independentemente do gênero, o que também inspira outras mulheres a buscarem oportunidades de carreira e liderança.

De acordo com a pesquisa “Estatísticas de Gênero”, do IBGE, divulgada em março de 2021, as brasileiras estão em cargos menos valorizados e com salários menores, até em situações em que ocupam a mesma função que um homem na mesma empresa. Além disso, elas estão presentes em apenas 37% dos cargos de liderança.

O setor de contact center, em que a Sollo atua, precisa no seu cotidiano de uma grande estrutura e possui vários setores com oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional com opções de progressão na carreira em diferentes áreas. Esse setor também pode ser mais receptivo para as mulheres estarem presentes.

Na Sollo, eu faço parte do quadro em que 70% dos colaboradores são mulheres e, diferente de muitas empresas, as oportunidades são geradas de forma igual. Elas lideram nos cargos de gestão e representam 63% dessas posições. Desejo que esses números sejam a realidade de muitas outras organizações no Brasil, onde a valorização das mulheres seja uma realidade, e que o toque feminino alavanque cada vez mais os resultados das empresas!

Palmira Pereira Barcelos Espindola
Head de Projetos e Implantação