E o ano, enfim, começou!

Você, assim como eu, com certeza ouviu essa frase (ou alguma bem parecida), no início deste mês, logo após o Carnaval. E olha que estamos em março, rumo ao final do 1º trimestre do ano.

Como você, estou aqui às vésperas da “Avaliação de Período de Experiência”, aqueles famosos 90 dias de contrato de trabalho ao final dos quais, repassamos resultados, experiências, aprendizados e possibilidades futuras.

Nessa direção, dias atrás no Instagram do Samer Age li “A vida adulta é uma mistura de whey com way. Você precisa ser fit e tomar vinho. Ir a jantares e estar às 6h na academia. Fazer dieta e ser sociável. Este “way” não dá”. Este post do Samer chegou a mim enquanto fazia o balanço das minhas realizações. Das minhas capacidades e potências, mas também daquilo que eu sozinha não daria conta de fazer.

Qual o “way” que eu e você estamos construindo? O que estamos aprendendo? Quais pensamentos e atitudes estamos alimentando para ter mais fluência e bem-estar em nossa vida pessoal e profissional”? “O quanto estamos gerando de impacto para nossos colegas de trabalho, empresa, amigos e família? Ser feliz não é utopia, é desafio, escolha pessoal diária, ainda que este não seja um estado pleno e permanente.

Responder à essas perguntas, com sinceridade, nos coloca em linha com nossos planos, sonhos e metas (sim, metas! Onde você precisa chegar ao final dos 365 dias de 2025). E como não basta estar em linha, precisamos ter o foco, a disciplina, buscar os meios e as melhores conexões.

E conexão é ação intencional. A gente faz isso, automaticamente, ao dar um bom dia e ser gentil com alguém. Também faz nas rotinas mais simples como a de preparar a lancheira dos filhos enquanto conversa com ele ou ouve uma música. Também é quando, trabalhando em equipe, nos dedicamos a atividades complexas como analisar a viabilidade de uma expansão de mercado que a organização aspira fazer.

O que está “agarrando” seus planos? Sou paulista e há 7 meses em Vitória/ES incorporei essa expressão que equivale a dizer atrapalhar, impedir. Mas, voltando à pergunta: o que é que está te agarrando no seu período de experiência?

Continue honesto consigo mesmo e lembre-se: precisamos ser mais gentis conosco e com os outros também. Porque, afinal não é sobre dar conta de tudo, mas sim fazer escolhas com amor, coragem e propósito.  É cuidar de ser saudável, empático, inspirar pessoas e estar conectado àquelas que nos inspiram.

Confesso a você que estar na Sollo Brasil, empresa que traz o valor da conexão expresso no seu jeito de fazer negócios, tem feito a diferença no meu dia a dia. Então aqui sendo honesta com você, compartilho que ainda não voltei a correr, mas que minhas caminhadas diárias estão num ritmo bem intensivo.

Acredite na sua potência e mesmo diante das limitações, não se reprima! Continue investindo em você e apoiando pessoas a viver a melhor expressão de si mesmas em um dos próximos meses.

Por um 2025 de muitas conquistas! Vamos lá.

Luciana Bezerra

Diretora de Recursos Humanos