Quando a União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da ONU, criou essa significativa data, 17/5, como o Dia Mundial da Internet, em 2006, os principais objetivos eram estabelecer, a partir das nações signatárias, o desenvolvimento das tecnologias de telecomunicações, conectividade em todo o mundo e o compromisso da promoção da inclusão digital para todos.
De fato, de lá para cá, muita coisa mudou, evoluiu. A transformação digital causada pela internet é gigante, o impacto em todos os segmentos da sociedade é espetacular. Porém, sabemos que ainda faltam muitos povos, raças, tribos e nações a serem alcançados e beneficiados pela inclusão digital, mas acredito que estamos em um caminho evolutivo, inclusive com as novas tecnologias de conectividade que facilitam o alcance em regiões, até então, inalcançáveis.
Toda essa evolução também atingiu a Sollo Brasil. Ao longo da nossa trajetória, a internet e as telecomunicações foram e são fatores fundamentais para o desenvolvimento, capacidade de entrega de resultados e satisfação daqueles que são alcançados pelos serviços que prestamos, passando pelos doadores das organizações para as quais captamos recursos e que apoiamos, pelos clientes de nossos clientes dos segmentos financeiros, de saúde e atendimento ao público.
O nosso compromisso é com a entrega de valor, com a satisfação de cada contato que fazemos ou recebemos e, para isso, a tecnologia e a internet são fundamentais, visto que aceleram e potencializam processos entre as diversas empresas/organizações, facilitam a integração de informações da grande diversidade de sistemas, bases de dados e regiões. Assim, tanto os nossos clientes quanto os clientes de nossos clientes são impactados positivamente com o nível elevado e a qualidade das nossas entregas, que ultrapassam as requeridas em contrato.
Nesse sentido, para oferecer uma experiência ainda mais personalizada a nossos clientes, estamos desbravando novos horizontes com a tecnologia de voz neural, enquanto a Inteligência Artificial (IA) auxilia na otimização do fluxo de trabalho dos nossos colaboradores internos, permitindo que se concentrem plenamente nas análises e desafios mais complexos, gerando mais valor nas entregas.
Isso porque também temos o compromisso com nossos profissionais e colegas de trabalho: da mesma forma que tecnologia e internet são fundamentais para a entrega de valor para os clientes, assim também o é para facilitar o dia a dia de todos nós, dando condições adequadas de realização das atividades, facilitando as integrações entre as áreas, as solicitações internas e a possibilidade do trabalho em home office. Tudo isso reflete na melhoria da qualidade de vida e do trabalho.
Outros setores em que a tecnologia é uma aliada importante são o comercial e o operacional, apoiando o desenvolvimento de soluções customizadas, na geração e disponibilização de insumos de informações estratégicas capazes de gerar insights e propostas proativas aos nossos clientes.
Todo esse aparato tecnológico, combinado à expertise da organização e de pessoas envolvidas, garantem valor adicionado que gera proximidade e soluções diferenciadas de grande valor aos nossos clientes contratantes. Vale lembrar que, no DNA da Sollo, temos a adaptabilidade e customização, aplicadas de acordo com as necessidades dos contratantes, para que as soluções sejam as melhores e adequadas às necessidades de cada um.
Com tantas novidades surgindo a todo momento, sempre há uma grande expectativa interna e externa de utilização ampla de tudo que vemos e ouvimos. Porém, o maior desafio é conhecer, entender e desenhar as melhores soluções para os nossos clientes, abarcando as novas tecnologias.
Para isso, além do desenvolvimento técnico constante dos times ligados diretamente às áreas tecnológicas, aproximação e parcerias com empresas de tecnologia e soluções específicas, a Sollo Brasil tem ações práticas e efetivas em um comitê permanente de inovação, um time multidisciplinar, com a participação efetiva do CEO.
Nele, discutimos, avaliamos, desenhamos, apresentamos e desenvolvemos propostas de soluções que melhorem o trabalho corporativo, com novas ferramentas, automações, mas também, e principalmente, que atendam às demandas e necessidades de nossos clientes contratantes, mesmo as ainda não solicitadas por eles, mas recomendadas por nós de forma proativa. Atualmente, destacam-se projetos com IA Generativa, nos quais já temos protótipos sendo apresentados e discutidos com clientes.
É sempre um grande desafio o acompanhamento das novas tecnologias e suas respectivas aplicabilidades ao negócio, mas, com todo esse trabalho que temos feito na Sollo Brasil, acreditamos que estamos indo na direção certa.
Joel Lino
Chief Technology Officer (CTO) da Sollo Brasil