Desde que o mundo é mundo estamos sempre buscando novas maneiras de fazer coisas novas ou não tão novas, mas que nos levarão a resultados diferentes.
Partindo do princípio que tudo é feito através das pessoas, a inovação também não foge a essa regra, tudo começa por uma determinada dor, necessidade ou desejo de atender pessoas em todas ou alguma etapa do processo.
Mas voltando ao nosso tema, desenvolver uma cultura de inovação é um dos grandes desafios e necessidade do momento. Afinal como minimizar ou resolver inúmeros problemas do cotidiano que acabam muitas vezes engolindo qualquer iniciativa de cultura de inovação?
Não sabemos a resposta certa, mas ao observar empresas que são reconhecidas como inovadoras, é possível perceber algumas semelhanças entre elas que favorecem a cultura de inovação, veja:
A grande questão é como começar isso tudo?
Não existe fórmula mágica, mas aqui na Sollo, entendemos que a grande chance de você começar a estruturar um programa de cultura de inovação com sucesso é ouvindo as pessoas e esse foi o nosso ponto de partida.
Fizemos o primeiro encontro de inovação com toda liderança no início de 2023 e o passo seguinte foi aplicar um diagnóstico de cultura de inovação. Essa foi a estratégia inicial que definimos e estamos colocando em prática.
Feito esse primeiro movimento inicial, partiremos para análises e construção de um plano de inovação estruturado, com objetivo de estabelecer ações de inovação para os próximos 6 meses, 1 ano e 2 anos.
Teremos uma cultura de inovação estabelecida e madura a partir da conclusão das ações acima?
Entendemos que é um começo importante, mas a caminhada é longa. Acreditamos que o ganho inicial seja desenvolver um mindset para cultura de inovação, do que é preciso fazer, e isso torna tudo mais fácil, como por exemplo: o amadurecimento para criação de novas áreas, novas lideranças, novas formas de gestão, até mesmo os processos de demissão que muitas vezes são sofridos passam a ter um novo entendimento e as decisões se tornam mais maduras e estratégicas, um novo design organizacional entre outros ganhos.
Portanto, basta o primeiro passo, basta começar. O cumprimento dos nossos valores, pessoas certas, agilidade, assertividade nas decisões, maturidade e responsabilidade irão nos levar a uma nova era.
Juciara Amaro Maia Analista de Inovação